quarta-feira, 30 de março de 2011

Um pouco de Freire!

Educação Bancária:
Educador

- Enche os educandos dos conteúdos de sua narração.
- Quanto mais deposita os conteúdos, melhor educador será.
- Sujeito do processo.
- Limitador da criatividade dos educandos
- Disciplinador.
- Depositantes.

Discurso do Professor:

- Dissertações vazias de atos/ palavras concretas.
- Conduz o educando à memorização mecânica.

Educando

- O educando fixa, repete, decora, memoriza sem perceber o real significado.(Ex: quatro vezes o quatro; Pará capital de Belém).
- Quanto mais “docilmente” se deixar encher, melhor educando será.
- Objetos do processo.
- Anulação do poder de criatividade.
- Passivo no processo ensino aprendizagem e na relação com o mundo.
- Disciplinado.
- Depositários.

Saber/ Concepção de Educação

- Doação dos sábios aos que nada sabem
- Ato de transmitir, transferir, depositar valores e conhecimentos.

Em resumo

- Não há criatividade, não há transformação.
- Não há experiência vivida, mas sim experiência narrada / transmitida.
- Não há diálogo, professor aluno.
- “Transforma a mentalidade dos oprimidos e não a situação que os oprime”


Educação Libertadora


Educador

- Humanista.
- Profunda crença nos homens
- Companheiro dos educandos na relação com estes.
- A serviço da libertação.
- Auxiliam o educando no processo de libertação, e ao mesmo tempo é educado por estes.
- Pessoa Crítica.

Discurso do professor.

- Orientação no sentido de humanizar educador e educando.
- Fundamentado na crença do poder criador do homem.
- Norteado pela idéia de libertação da dominação elitista.

Educando

- Recriadores do mundo.
- Questionadores do mundo.
- Pessoas em processo de libertação da dominação elitista.
- Pessoas Crítica

Saber/ Concepção de educação

- Somente com a comunicação, que tem sentido a vida humana e a aprendizagem.
- Troca entre o pensar do educando e o pensar do educador, mediatizados pela realidade.
- Gira em torno de uma realidade.
- Educação problematizadora (Rompimento com a educação bancária)

Em resumo.

- Não há superposição de homens aos homens (Educador sobre educando, ou seja, dominação).
- O educador enquanto educa é educado.
- Todo o conhecimento e toda a cultura são válidos, são respeitadas.
- Educador e educando estabelecem uma forma de pensar e atuar juntos.

2 comentários:

  1. Oi gostei do seu blog e estou divulgando seu enderço para meus alunos no site: http://rcolacique.wordpress.com/links/

    Um abraço.

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  2. Adorei a abordagem sobre as concepções de Paulo Freire, espero ter sempre na minha conciência tal conhecimento como sinal de alerta a para sim me tornar uma melhor educadora

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